Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
O desafio dessa postagem é sugerir uma proposta para praticar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
Mas, o que é ABP?
O infográfico da Geekie traz informações bem interessantes também!
Mas, o que é ABP?
É uma metodologia de aprendizagem em que os alunos se envolvem com tarefas e desafios para desenvolver um projeto ou um produto. A ABP integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico. Tudo começa com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação. O método faz com que o aluno tenha um papel ativo para o seu aprendizado.Fonte: Porvir
O infográfico da Geekie traz informações bem interessantes também!
Para essa proposta de ABP, foi considerado que:
➮ As disciplinas
que podem ser envolvidas para um trabalho integrado são: Ciências, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia;
➮ Os Temas
transversais que podem ser trabalhados seriam: Meio Ambiente e Saúde, Trabalho e
Consumo, Ética; e
➮ O público-alvo: estudantes de 8º e/ou 9º anos do EF.
Após pesquisas, pode-se dizer que o desenvolvimento de uma proposta de ABP deve considerar as seguintes etapas:
1 –
Apresentar o tema
Escolha um tema que
seja próximo da realidade de seus alunos e que tenha relação com os conteúdos a
serem explicados ou os objetivos a serem alcançados ao longo do curso.
Conteúdo relevante: o objetivo da abordagem é trabalhar os
conceitos-chave das disciplinas acadêmicas a partir de um projeto.
Tema: Alimentação e sustentabilidade
2 - Apresentar uma questão norteadora
Os
alunos começarão a gerar ideias e expor seu conhecimento sobre ela essa
pergunta, que deve ser aberta, provocativa, desafiadora e correspondente ao
âmago da disciplina.
Assim, começarão a identificar o que
precisam para encontrar a resposta e definir a estrutura do projeto. Aqui o
foco está em estimular o aprendizado mais aprofundado, debates, desafios e
problemas.
O papel dos
professores na ABP é guiar e orientar, dando o controle do projeto aos alunos e
permitindo um alto nível de autonomia.
Questão norteadora: De que forma a nossa alimentação impacta no meio
ambiente? Qual é a relação entre uma alimentação saudável e a sustentabilidade?
3 –
Organizar as equipes
Crie grupos
equilibrados de 3 ou 4 alunos, onde cada um desenvolverá um papel em
particular. O objetivo é que, com essa divisão, tenham uma maior autonomia no
trabalho e gerem diálogo.
Habilidades
para o séc. 21: ao longo do projeto, os alunos irão buscar referências em diferentes fontes de informação, precisarão de pensamento
crítico, habilidade de resolução de problemas, colaboração e várias formas de
comunicação – habilidades mais refinadas que a simples memorização.
4 –
Definir o produto final
Explique como devem
responder à questão que foi levantada, e quais são os objetivos da presente
aprendizagem baseada em projetos e os critérios que serão utilizados para
avaliá-los. A data final também deve ser informada.
Produzir e apresentar um material que mostre as conclusões do grupo sobre a
pergunta norteadora.
Atividades propostas (objetivos):
a) De
que nutrientes precisamos para ter um corpo saudável?
b) Quais são os alimentos mais frequentes na sua alimentação e
na dos seus familiares? E na dos integrantes do seu grupo? Vocês se alimentam
saudavelmente?
c) Como
são produzidos esses alimentos? Como chegam até suas casas?
d) Qual
é a pegada ambiental para produzir os alimentos que você, seus familiares e os
de seu grupo consomem?
e) Que
tipo de alimento exige mais energia para ser produzido? E qual exige mais água?
Avaliação: Por
parte do professor, haverá uma avaliação progressiva (somativa) e uma final
formativa (por rubricas). Haverá também auto-avaliação por parte dos integrantes
dos grupos.
5 –
Organizar e planejar
Nesta etapa, os alunos
devem apresentar um plano de trabalho no qual especifiquem as tarefas a serem
desenvolvidas, quem será responsável por cada uma e o calendário que definiram
para o projeto. Desta forma, cada um saberá e assumirá sua responsabilidade no
projeto.
Ferramentas
como Trello ou aplicativos
de agenda podem ser
úteis para a organização.
Dar oportunidade de voz e escolha: os alunos aprendem a trabalhar independentemente e assumir
riscos quando eles são instados a fazer escolhas e mostrar sua voz. Isso faz
com que aumente também o engajamento dos estudantes.
6 –
Obter informação
Os alunos devem procurar e reunir
informação para seu projeto. O professor está apenas como apoio e guia para os
alunos, que trabalharão com ampla autonomia neste momento.
Ferramentas de pesquisa na internet como Google, Baidu, Bing, etc, podem ser úteis, assim como Enernote, Onenote e aplicativos de notas
também podem ajudar a registrar as informações.
Ter espírito de exploração: faz parte do processo de aprender e criar algo novo com
curiosidade e motivação.
7 –
Analisar e sintetizar
É hora de apresentar a
informação que foi recolhida e contrastá-la com a equipe. Nesta discussão os
alunos poderão compartilhar e discutir ideias para começar a estruturar as
informações.
Incluir processos de revisão e reflexão: os estudantes aprendem a dar e receber feedback para melhorar a
qualidade do produto no qual estão trabalhando.
8 – Produzir
Os
alunos começam a moldar e realizar seu trabalho anterior. Neste ponto, torna-se
importante a capacidade criativa, que será fundamental para o resultado e a
nota final.
Criar a necessidade de saber: o fato de ter que apresentar um produto final serve também para
criar a expectativa de aplicar o que se está aprendendo e fazer com que os
alunos criem laços com seu trabalho.
9 –
Apresentar o projeto
Colocar em prática as habilidades de contar
histórias enquanto expõem claramente o que aprenderam e qual é sua resposta
para a questão norteadora.
Os alunos podem usar os recursos que
quiserem: apresentações prezi ou ppt, vídeos, blogs,imagens, storytelling,
HQs, infográficos, e-books, podcast, maquetes, etc.
Apresentar
para o público: ao mostrar o produto de esforço para outras
pessoas, pessoalmente ou on-line, aumenta a motivação dos alunos a fazerem
trabalhos de melhor qualidade.
10 –
Responder coletivamente
É hora de fazer um balanço e analisar
conjuntamente, todas as equipes e o professor. A ideia é que, após expor e ver
os trabalhos dos outros, comuniquem e compartilhem suas ideias para gerar uma resposta
consensual para a questão inicial.
11 –
Avaliar
A avaliação será dupla: o professor avaliará cada
um dos grupos (progressiva e final); e cada uma das equipes fará uma
auto-avaliação do seu trabalho, verão em quais aspectos foram bem sucedidas, se
houve pontos que poderiam melhorar, etc.
A seguir, um exemplo de rubrica para avaliar o desenvolvimento
dos projetos:
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